quinta-feira, 2 de abril de 2015

Impetigo Bolhoso, mais uma que meu pequeno conheceu!!!! Afffffff

Meu filho mais velho, é perito em contrair essa doenças malucas que dão em criança, tadinho, já teve roséola e viroses de tudo o que é tipo. Outro dia teve uma febrinha na madrugada e ao acordar estava parecendo um leopardo, todo pintado, eram manchas vermelhas que ficaram 4 dias e pareciam que não iriam desaparecer.
Na semana passada, voltou da aula de Judô com um ralado no pé, parecia que tinha ferido no tatame, mas a ferida foi aumentando, criou bolhas, na segunda feira uma amiga me alertou sobre uma bactéria chamada impetigo bolhoso, pesquisei e fiquei preocupada, mas ainda assim achei que era o machucado do tatame que estava infeccionado. Na terça-feira, ao leva-lo ao banheiro encontrei outra ferida no bumbum e fiquei apavorada, corri para o hospital, resultado, 7dias de Cefalexina e pomada antibiótica para curar o impetigo bolhoso....vou falar viu....é cada doença que aparece...afffff.


Segue algumas informações que tirei da net sobre a doença:

Impetigo é uma infecção bacteriana que atinge a camada mais superficial da pele, a derme. Ocorre com mais frequência no verão: época em que a temperatura propicia a proliferação destes organismos. Esta doença tem maior prevalência em crianças, em razão da menor resistência que a pele tem neste momento da vida.
contágio se dá pelo contato direto, principalmente por meio de lesões cutâneas, como picadas de inseto, arranhões ou cortes preexistentes nesta região. Roupas e toalhas podem, também, ser via de transmissão, em casos mais raros.

Staphylococcus aureus e Streptococcus do grupo A são as responsáveis pela manifestação do impetigo. As manifestações cutâneas, desta forma, variam de acordo com o agente infeccioso.

Os estafilococos causam o denominado impetigo bolhoso, apresentando bolhas grandes, de parede muito fina. Quando estas se rompem, a região afetada fica vermelha, inflamada e com aspecto úmido. Pode ocorrer a presença de pus.

Já o impetigo comum, causado pelos estreptococos, se manifesta como pequenas espinhas purulentas que, depois, evoluem para crostas.

Em ambos os casos, as regiões mais frequentemente afetadas são aquelas descobertas pela roupa: rosto, membros e axilas.

diagnóstico é feito, geralmente, pela visualização das lesões. Exames de sangue e biópsia podem ser solicitados.

Recomenda-se que o tratamento seja iniciado em até 48 horas após o aparecimento dos sintomas, visto que esta doença, em casos não muito frequentes, pode evoluir para um quadro mais grave, como febre reumática, varicela, glomerolunefrite ou se espalhar em outros órgãos; além da possibilidade de causar manchas nas regiões afetadas. Antibióticos orais, derivados da penicilina, são requeridos. Pomadas à base de mupirocina podem, também, ser recomendadas pelo médico.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.


Cuidado com os pequenos machucados, podem ser porta de entrada para esse tipo de bactérias que estão por aí, no caso do Luca, acho que foi no tatame ou pode ter sido em qualquer lugar.

Fi Ka Di Ka

Bjocas
By Luli

Nenhum comentário:

Postar um comentário