Lá em casa meus meninos não tomam suco de soja.
Oi??? Como assim, soja faz bem, todo mundo sabe disso! SQN
Quando se fala em alimentação saudável, a soja aparece sempre no topo da lista, de fato traz muitos benefícios à saúde, no entanto,as crianças devem consumir com muita moderação, pois o excesso desse alimento pode prejudicar o crescimento e proporcionar alterações hormonais, explicam nutricionistas.
“A soja possui fitoestrógeno, que é uma substância vegetal parecida com o estrógeno, o hormônio feminino. Este fator parece sim interferir no desenvolvimento de crianças que consomem um volume exagerado. Os resultados ainda não determinaram um consenso científico, por isso a nossa recomendação é não exagerar no consumo, muito menos consumir diariamente”, explica a nutricionista Paola Moreira, da Super Healthy.
Por ser alergênico, esse grão não deve ser consumido antes dos seis meses de idade, afirma Fabiana Honda, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição. Além disso, ela recomenda que as crianças que substituem o leite de vaca pelo de soja devem aumentar o consumo de outros alimentos fontes de cálcio. “Além de conter pouco cálcio, a soja ainda contém fitatos que atrapalham a absorção do cálcio e de outros minerais”, alerta.
Estudos internacionais recentes mostraram que esse componente tem feito com que meninas entre 5 e 7 anos desenvolvam as mamas precocemente.
Outra pesquisa envolvendo 2.930 meninas por pesquisadores da Avon Longitudinal Study of Parents and Children, nos Estados Unidos, apontou que as crianças que consumiram soja em sua dieta tiveram 25% de mais chances de ficarem mocinhas antes do que as que não consumiram soja. Detalhes: essas garotas entraram em contato com a leguminosa nos primeiros meses de vida por meio de fórmulas infantis.
Não é à toa que a suplementação à base de soja é indicada para mulheres na menopausa, quando a taxa desse hormônio entra em queda e é necessário recorrer à reposição. A soja tem interferências em nosso metabolismo endocrinológico.
A idade da primeira menstruação caiu nos últimos tempos. Nos anos 70, as meninas iniciavam a menarca, como é chamada pelos médicos, entre 13 e 15 anos. Hoje não passa dos 12 anos.
Para os meninos os efeitos são ainda piores, diminuição da quantidade de esperma produzido (afetando a fertilidade futuramente), afinamento da voz (na fase adolescente), feições femininas (nariz fino, rosto fino, dificuldade de ganhar massa muscular) e pode acontecer uma queda da testosterona, hormônio masculino.
Por isso, lá em casa, suquinho de soja passa loooonge....rsrsrs....quando eu entrar na menopausa volto a pensar no assunto, kkkkkk.
Fi Ka Di Ka
Bjus
By Luli
Nenhum comentário:
Postar um comentário